Taking too long? Close loading screen.
Carregando posts

A importância da presença online para escolas.

Quer descobrir como aumentar a presença online da sua escola na internet através do Marketing Digital? Uma instituição de ensino que quer ser lembrada pela sua qualidade, precisa marcar presença digital. E não se trata apenas de ter um site da escola e uma página no Facebook. Estamos falando de interação entre alunos, responsáveis e…

Tempo de leitura: 4 minutos

Quer descobrir como aumentar a presença online da sua escola na internet através do Marketing Digital?

Uma instituição de ensino que quer ser lembrada pela sua qualidade, precisa marcar presença digital.

E não se trata apenas de ter um site da escola e uma página no Facebook. Estamos falando de interação entre alunos, responsáveis e escola. Consequentemente, as redes sociais precisam ser um canal entre instituição e responsáveis.

Por isso, o Marketing Educacional tem como objetivo a presença nos canais de comunicação digital para que a escola esteja presente nas redes sociais e se torne presente na rotina da comunidade escolar.

Investir em internet deixou de ser um detalhe, agora é necessidade

Presença online para escolas é fundamental. 

Houve uma aumento significativo de escolas particulares no Brasil. Conforme o número de instituições aumentou, automaticamente, a concorrência também.

Certamente, métodos antigos, como o boca a boca, não são mais suficientes para ganhar alunos.

Vivemos na era do audiovisual, onde a maioria das pessoas, acredita no que veem. As redes sociais assumem o papel de mostrar para os responsáveis que a sua escola é, certamente, a melhor opção.

Publicar fotos e vídeos da escola faz toda a diferença na hora de conquistar a primeira boa impressão.

A presença online para escolas deixou de ser uma opção e deu vez à necessidade.

Você pode realizá-la através de:

  • Site
  • Redes Sociais (Facebook, Instagram, Linkedin)
  • Anúncios no Google

A tecnologia como uma aliada

Se compararmos a comunicação escolar com os estudantes há alguns anos, ficará claro que era tradicional e pouco eficaz. A instituição repassava os procedimentos internos e abria pouco espaço para ouvir a opinião dos alunos e responsáveis.

Para melhorar a comunicação, e ao mesmo tempo integrar as redes sociais ao processo educacional, as escolas podem e devem utilizar as redes sociais para interagir com os pais e os alunos.

No Facebook, é possível criar grupos específicos fechados.

Ou seja, grupos onde os alunos, professores e a equipe pedagógica participem e conversem sobre determinados assuntos.

Postagens em redes sociais

Ter conteúdo nas redes sociais da sua escola é fundamental para trazer mais visibilidade e fluxo para ela. As postagens no Facebook e Instagram podem ter um caráter informativo, de modo que estimule o diálogo.

Assim, você permite que seus alunos – ou potenciais alunos – se sintam confortáveis para comentar, tirar dúvidas ou até mesmo dar sugestões.

Entretanto, existem muitas escolas que têm uma página no Facebook, mas não atualizam regularmente. Isso dá a impressão que a página foi ‘esquecida’ e acaba perdendo visibilidade.

Nas redes sociais é importante expor os diferenciais da sua escola, para que você esteja sempre a um passo à frente da concorrência.

Mostrar que sua escola desenvolve projetos diferentes e está preocupado com o desenvolvimento do aluno faz com que conquiste o responsável e transmita confiança para ele.

Sua escola tem um SAC eficiente?

O SAC digital é a evolução do SAC tradicional. Ele é capaz de gerar interação entre a sua escola e os pais dos seus alunos, e mais que ser atendido, os responsáveis passam a ter voz ativa e cobram por interação.

Por isso, no mundo virtual, os pais costumam fazer perguntas relativas ao que encontraram em anúncios.

E, é imprescindível que ele seja respondido rapidamente por funcionários qualificados a darem informações completas sobre a estrutura e os diferenciais da sua escola.

Mais do que apenas atender os pais, é necessário interagir.

Não apenas respondendo comentários de fotos, mas também ter capacidade de responder aos questionamentos e dúvidas dos pais dos seus alunos e dos futuros pais que serão alcançados através das suas publicações nas redes sociais.

Dessa forma, o Marketing Escolar deve ter uma equipe qualificada e que esteja por dentro da era digital para envolver esses responsáveis, gerando visitas à escola, e assim, mais matrículas.

Responder as críticas nas redes sociais é essencial

Receber algumas críticas nos comentários de uma publicação da sua escola não é legal, né? Mas é de suma importância que você saiba como reverter essa situação. E, algumas dicas fundamentais são:

  • Sempre agradeça pelo feedback;
  • Peça desculpas, isso demonstra empatia;
  • Demonstre interesse e curiosidade no que ele está escrevendo;
  • Ouça atentamente e esteja certo de que entendeu o problema do pai do seu aluno;
  • E o mais importante: Verifique se o problema já está resolvido;
  • Agradeça e se comprometa a melhorar sempre.

Saber como tratar as reclamações é um ponto importante para a boa gestão da sua escola e a fidelização dos seus alunos. Não exclua comentários, é fundamental que quem leia perceba que você interage e está sempre em busca de aperfeiçoamento.

As crianças se beneficiam quando os seus pais e professores comunicam entre si

Academia Internacional da Educação

Se os alunos e pais passam horas nas redes sociais, a sua escola deve ocupar um espaço por ali também. Sua escola precisa ser vista!

Por isso, o Marketing Educacional está aqui para ser seu aliado no crescimento da sua instituição.

Ele trabalha a comunicação da escola, traça estratégias de relacionamento, auxilia as melhores opções dos meios de comunicação e ajuda a determinar a linguagem e o tom que devem ser utilizados, fortalecendo a presença online para escolas e gerando muito mais visibilidade.

Não fique de fora, evolua com a tecnologia e utilize-a como ferramenta que trará visibilidade para sua instituição.

LEIA TAMBÉM:

Como aplicar estratégias de Marketing Educacional na escola?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *