Taking too long? Close loading screen.
Carregando posts

Instagram para escolas: O guia definitivo.

Instagram para escolas: Ferramenta essencial para garantir o sucesso da sua escola no meio digital. Certamente, ele está entre uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo. Em 2018, essa rede conquistou a marca de 1 bilhão de usuários, e esse número segue crescendo consequentemente devido a grande quantidade de acessos. O Instagram pode…

Tempo de leitura: 4 minutos

Instagram para escolas: Ferramenta essencial para garantir o sucesso da sua escola no meio digital.

Certamente, ele está entre uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo. Em 2018, essa rede conquistou a marca de 1 bilhão de usuários, e esse número segue crescendo consequentemente devido a grande quantidade de acessos.

O Instagram pode ser muito útil para sua instituição, para divulgar as atividades realizadas, falar com responsáveis, compartilhar comunicados e muito mais. No entanto, é preciso estar atento em alguns pontos para usa-lá de forma correta.

Não sabe como usar o Instagram para escolas? Fique tranquilo, porque a partir desse guia, você conseguirá extrair todos os benefícios desta rede social.

1 – Você sabe por que é importante publicar conteúdo de qualidade?

Postar conteúdo relevante é fundamental para a instituição crescer no Instagram e até em outras redes. As suas publicações precisam ser interessantes para o seu público.

Então, o que seus seguidores querem ver?

Seguindo o raciocínio de que seu público é dividido entre:

  • Alunos
  • Responsáveis
  • Futuros alunos

É indispensável que seu Instagram contenha fotos da estrutura da escola e das atividades realizadas pelas turmas.

É bem simples saber se seu conteúdo é importante para seus seguidores, você precisa se colocar no lugar deles. Se você fosse pai de um aluno que estuda nessa instituição, essa postagem ganharia sua atenção?

E se você fosse um aluno? Essas perguntas são eficazes para melhorar a qualidade das suas postagens.

Faça posts sobre as datas comemorativas

Esse é um atrativo que você pode usar em suas postagens para chamar ainda mais a atenção do seu público. Existem diversas datas comemorativas que sua escola pode usar para falar sobre as atividades que realiza. Imagina que legal os responsáveis e alunos conhecerem uma data comemorativa diferente graças a uma publicação da sua instituição?

2- Você conhece o Instagram stories?

Essa função do Instagram permite que as escolas postem fotos ou vídeos que só podem ser visualizados pelo período de 24h. Para acessa-lo é bem simples: Basta abrir o aplicativo e deslizar o dedo para direita, que irá abrir a câmera.

Além de tirar fotos e gravar vídeos, é possível postar fotos da galeria do celular.

Mas por que usar isso na minha escola?

É provável que você esteja pensando “como isso pode ser útil para a minha escola?”, certo? Como foi explicado acima, em quem faz parte do seu público, pense que essas pessoas se interessam pelo que acontece na instituição.

E o Instagram Stories é a ferramenta ideal para isso.

Por exemplo, a escola realizou uma atividade envolvendo culinária com seus alunos. Então, foi feito alguns vídeos mostrando a participação dos alunos e compartilhado nos Stories.

Os responsáveis poderão acompanhar o que seus filhos estão aprendendo através dessas publicações, e tudo isso em tempo real!

Isso faz com que eles sintam que estão participando da rotina dos filhos.

Outro ponto interessante, é que as postagens feitas nos stories são vistas como algo mais natural que os conteúdos do feed do Instagram. Isso porque muitas pessoas enxergam essas postagens como os “bastidores”.

3 – Sua escola interage com os seguidores?

O Instagram é uma ferramenta completa para a divulgação da sua escola no meio digital. Com ele, além de compartilhar conteúdo, a sua instituição pode interagir com os seguidores. Isso é imprescindível para garantir o sucesso da escola nas redes sociais.

E como posso interagir com os seguidores?

É normal que os seus seguidores curtam as suas postagens e até comentem nelas, e responder esses comentários é uma das principais formas de interagir com o seu público.

Outra maneira de se conectar com os seus seguidores é usando a ferramenta de Directs. Alías, você sabe como usa-lá?

O Direct é uma função do Instagram que permite que as escolas entrem em contato de forma privada com alguém.

Ou seja, este recurso pode ser usado para a escola falar com algum responsável, ou até oferecer suporte. Por exemplo, um pai envia um direct para perguntar sobre o horário de funcionamento da instituição.

Não seria ideal que você respondesse esse direct para que o responsável veja que a escola está sempre atenta?

As redes sociais são fundamentadas na interação entre o perfil e os seguidores, afinal, você não está postando algo só por postar, certo? Como falamos acima, o conteúdo da sua escola precisa impactar seu público.

Esse impacto é o que cria interação!

4 – Torne o perfil humano

Você pode estar se perguntando o que é ter um perfil humano, mas fica tranquilo que é algo bem simples! É sempre bom que o conteúdo criado pela sua escola esteja repleto das pessoas que compõem esta instituição. Então, é necessário que os funcionários, alunos e professores estejam presente nas postagens.

Quando vamos a um local e somos atendidos de forma robótica, sem sentimentos, ficamos mal e normalmente não iremos recomendar para alguém. A mesma coisa ocorre no seu Instagram. Caso o seu seguidor entre e veja que todos os seus conteúdos são coisas robóticas, ele não vai indicar esse perfil para ninguém.

Então, você precisa fazer com que seu público veja o Instagram da sua escola como algo humano, que lembre a todos o que está por trás da instituição: Pessoas!

Conclusão

Assim, foi possível entendermos que o Instagram é sim uma ferramenta indispensável para garantir que sua escola esteja em evidência.

E o uso dele pode ser bem simples.

Aproveite para conhecer o Instagram da Atrio Escolar, onde você consegue achar outras dicas sobre marketing escolar.

LEIA MAIS:

Aprenda como as escolas devem usar o Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *